Ligac oes invalidas

Identificar e corrigir links quebrados

A presença de ligações quebradas num site, pode prejudicar a sua credibilidade ou até danificar o seu posicionamento nos motores de pesquisa!

Os link (ou ligações) são ditos hypertextos internos ou externos (de saída) quando colocamos sobre textos ou imagens, links que apontam para uma página do mesmo site ou para outro site.

Esta questão não envolve apenas os links presentes no seu site, você terá também que observar os backlinks (ligações de entrada) do seu site, ou seja todas as ligações que direcionam para o seu site.

Vejamos como verificar se o seu site tem ligações inválidas e corrigi-las!

O que é um link quebrado ?

Um link está quebrado ou "morto" quando este direciona para uma página de erro como a página 404.
Porquê? Ele tornou-se obsoleto ou já não aponta para uma página válida.

Quando um visitante procura por uma informação no seu site e clica num link hypertexto que deve supostamente permitir-lhe aceder à página que contém a resposta mas chega a uma página de erro 404, este se sente frustrado e acaba por sair do site para encontrar a resposta em outro lugar.

A importância de verificar os links partidos do seu site

Uma maá experiência do utilizador pode ter um impacto negativo na reputação do seu site e até mesmo do seu negócio, uma perda de credibilidade. Para além destes 3 pontos, a ausência de plano de monitorização e de tratamento dos links partidos, a médio e longo-prazo isso acabará por:

  • afectar negativamente a taxa de aquisição: um visitante que não encontra a página procurada não voltará ao seu site e pode inclusive falar da má experiência vivida aos que o rodeiam;
  • entravar a sua taxa de conversão (transformação do cliente potencial em cliente): os links rompidos presentes no processo de transformação, resultam na perda de rendimento, de tempo e em esforços vãos nas campanhas SEO;
  • aumentar a taxa de rejeição do site: esta taxa mede a duração média de uma visita ás páginas do site. Contudo, o utilizador está bloqueado com uma ligação morta, ele não permanece por muito tempo no site, o que vai por conseguinte conduzir a um aumento da taxa de rejeição. Os motores de procura levam esta informação em consideração a fim de determinar a pertinência, a credibilidade e a fiabilidade do site;
  • prejudicar o posicionamento do site nos motores de busca: se o conteúdo do site for considerado como irrelevante, mas terá menos probabilidades de aparecer nos resultados de pesquisa e menos ainda de surgir na primeira página de resultados;
  • penalizar a classificação do site dos motores de pesquisa: quando um motor de busca como o Google, percebe que os visitantes saem do seu site em poucos segundos, ele vai deduzir que o site não é interessante e logo desclassificá-lo, podendo excluir as suas páginas dos resultados de pesquisa ou pior, não indexar o site (o robô pára o processo de indexação se encontrar um link quebrado).

Como aparecem os links quebrados e como identificá-los?

Os links quebrados ou ligações mortas, são provocados por uma mudança de URL (endereço da página), erro de entrada do endereço, á eliminação ou inacessibilidade temporária das páginas para as quais apontam.

Deve-se fazer um exame regular para evitar que os visitantes do site se deparem com a página de erro. É também necessário verificar regularmente as referências a sites externos, tais como a página de apresentação dos parceiros.

O que fazer?

Quando encontrar um link interno (ou de entrada) morto, você pode criar uma redireção (definitiva ou temporária) do antigo endereço da página ao novo endereço. Se o link estiver no módulo Directório, você pode utilizar a nossa ferramenta de verificação de links presente nesse mesmo módulo.

As coisas se complicam quando se trata de um link externo, será preciso encontrar a ligação á nova página ou a de uma outra página que possa substituir a antiga página. Outra opção seria de contactar o webmaster do site externo para que ele a corrija.

Note-se que quanto maior for o site, mais longo e difícil será a verificação e correcção das ligações quebradas do seu site (sobretudo se forem feitas manualmente).

Propomos-lhe aqui alguns exemplos de ferramentas gratuitas e pagas de verificação de links para responder ás necessidades de todos, mas lembre-se que mais importante que o custo da solução escolhida, é a sua capacidade em identificar o link quebrado e a indicar-lhe a sua localização exacta no seu site.

Verificadores de links partidos gratuitos :

Verificadores de links partidos pagos:


Declaramos aberta a caça aos links quebrados!

Criação web SEO